sábado, 21 de novembro de 2009

METODOLOGIA DO JOGO DE ENCAIXE - "CICLO DE VIDA DOS VEGETAIS"

O jogo do encaixe foi confeccionado com uma produção de 52 peças de madeira com as dimensões de 4,3cm x 2cm. Em um dos lados dispôs-se o nome do método lúdico: Jogo do Encaixe - “Ciclo de Vida dos Vegetais”. Já os lados opostos trazem informações sobre o ciclo de vida dos principais tipos de vegetais, além de pistas que facilitam o correto sequenciamento das peças.


Mediante as regras, neste último jogo, o aluno deverá separar os quatro tipos representativos de ciclos vegetais e encaixar as peças de forma que as linhas vermelhas de uma peça combinem com as linhas vermelhas da peça seguinte e assim por diante até que todo o ciclo esteja completo. Para o ciclo das briófitas, representando os musgos, existem 12 peças, no ciclo das samambaias (pteridófitas) também 12 peças, no ciclo dos pinheiros (gimnospermas) mais 14 peças e, por fim, no ciclo das árvores frutíferas (angiospermas) 14 peças.

GABARITO PARA O PROFESSOR: CICLO DE VIDA DAS BRIÓFITAS


GABARITO PARA O PROFESSOR: CICLO DE VIDA DAS PTERIDÓFITAS ISOSPORADAS

GABARITO PARA O PROFESSOR: CICLO DE VIDA DE GIMNOSPERMAS


GABARITO PARA O PROFESSOR: CICLO DE VIDA DAS ANGIOSPERMAS

O objetivo deste jogo é montar os ciclos o mais rápido possível e na ordem correta, desta forma se pode dividir a sala em grupos menores, de maneira que o professor acompanhe o rendimento de cada um deles, dando sugestões e esclarecendo as dúvidas possíveis.







sexta-feira, 20 de novembro de 2009

METODOLOGIA DO JOGO DA MEMÓRIA - BOTÂNICA

O material-base escolhido para a confecção do jogo foi a madeira, devido à sua maior durabilidade e à necessidade de tornar as peças com maior espessura (6 mm), visto que se fosse feito com cartolina ou papel plastificado haveria dificuldade do aluno manusear as peças, as quais precisam ser viradas e reviradas durante o jogo.

A formatação do material em computador sobre o jogo da memória levou a produção de 80 peças de madeira com as dimensões 9,8cm x 6,3cm, sendo que para um lado delas foram pesquisadas e produzidas 40 figuras representativas envolvendo tipos de raízes (11 peças), caules (12 peças), folhas (7 peças) e frutos (10 peças), além de 40 denominações para cada um dos tipos de figuras em exibição. Enquanto que, para o lado oposto todas as peças apresentaram a mesma imagem com a descrição Jogo da Memória Botânica.

PEÇAS ASSOCIADAS AOS PRINCIPAIS TIPOS DE ÓRGÃOS DE VEGETAIS


PEÇA PRESENTE NO VERSO DE TODAS AS PEÇAS DO JOGO DA MEMÓRIA - BOTÂNICA

As regras deste jogo são muito fáceis e objetivas:
· Misturam-se bem todas as peças com a parte igualmente comum para cima;
· Em seguida não se desloca mais a peça do local para não dificultar a memorização da mesma;
· Os jogadores sentam-se ao redor das peças;
· O jogador escolhe duas peças por rodada, caso não encontre as peças respectivas elas são novamente reviradas e passa-se a vez para o próximo jogador;
· Quando o indivíduo acerta um conjunto de peças ganha 10 pontos e ainda tem a chance de mais uma tentativa;
· O sentido do jogo pode ser horário ou anti-horário, essa disposição fica a critério do professor; . O jogo termina quando as peças acabarem e ganha o jogo aquele que tiver mais pontos, ou seja, mais peças nas mãos.

Criação de jogos didáticos para uma abordagem de fixação dos conteúdos de botânica no ensino de Biologia

RESUMO:

Embora o ensino de biologia, atualmente seja muito mais dinâmico, devido ao uso de recursos tecnológicos, ele apresenta um forte agravante, capaz de comprometer o estímulo do aprendizado do aluno, que é o vasto conteúdo cobrado em muitas de suas temáticas, principalmente, aquelas exigidas pelos concursos vestibulares. Por isso, busca-se com este trabalho criar, avaliar e disponibilizar novos métodos facilitadores da aprendizagem que não necessitem da utilização de mecanismos metodológicos muito avançados, visto que, muitas escolas ainda não dispõem de recursos, principalmente os que envolvem instrumentos de última geração. Destes métodos, foi escolhida a abordagem pelo lúdico como processo facilitador do ensino-aprendizagem, sendo que por analise da avaliação dos próprios alunos quanto aos temas de maior dificuldade, surgiu a iniciativa de se criar dois jogos didáticos referentes à fixação de assuntos relacionados aos subtemas da Botânica, dos quais um dos jogos transporta o assunto morfologia vegetal (jogo da memória), enquanto que o outro, refere-se ao ciclo de vida dos vegetais (jogo do encaixe). Estes jogos foram criados e produzidos a partir de uma analise dos objetivos didáticos alcançados em sua utilização em sala de aula. Desta forma, os mesmos foram testados em escolas públicas e particulares de Aracaju-SE, sendo, portanto, comprovados sua total eficiência para a dinamização das aulas, construção e desfragmentação dos conhecimentos do aluno, além da interação e socialização do mesmo com os colegas de sala e o próprio professor, o que tornou as aulas sobre Botânica, muito mais atrativas e instigantes. O passo final deste trabalho será a disponibilização neste blog de todos os materiais e métodos necessários para a confecção dos jogos aqui propostos, tendo por fim, o objetivo de facilitar a interação entre os profissionais da área de ensino de Biologia.