sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Criação de jogos didáticos para uma abordagem de fixação dos conteúdos de botânica no ensino de Biologia

RESUMO:

Embora o ensino de biologia, atualmente seja muito mais dinâmico, devido ao uso de recursos tecnológicos, ele apresenta um forte agravante, capaz de comprometer o estímulo do aprendizado do aluno, que é o vasto conteúdo cobrado em muitas de suas temáticas, principalmente, aquelas exigidas pelos concursos vestibulares. Por isso, busca-se com este trabalho criar, avaliar e disponibilizar novos métodos facilitadores da aprendizagem que não necessitem da utilização de mecanismos metodológicos muito avançados, visto que, muitas escolas ainda não dispõem de recursos, principalmente os que envolvem instrumentos de última geração. Destes métodos, foi escolhida a abordagem pelo lúdico como processo facilitador do ensino-aprendizagem, sendo que por analise da avaliação dos próprios alunos quanto aos temas de maior dificuldade, surgiu a iniciativa de se criar dois jogos didáticos referentes à fixação de assuntos relacionados aos subtemas da Botânica, dos quais um dos jogos transporta o assunto morfologia vegetal (jogo da memória), enquanto que o outro, refere-se ao ciclo de vida dos vegetais (jogo do encaixe). Estes jogos foram criados e produzidos a partir de uma analise dos objetivos didáticos alcançados em sua utilização em sala de aula. Desta forma, os mesmos foram testados em escolas públicas e particulares de Aracaju-SE, sendo, portanto, comprovados sua total eficiência para a dinamização das aulas, construção e desfragmentação dos conhecimentos do aluno, além da interação e socialização do mesmo com os colegas de sala e o próprio professor, o que tornou as aulas sobre Botânica, muito mais atrativas e instigantes. O passo final deste trabalho será a disponibilização neste blog de todos os materiais e métodos necessários para a confecção dos jogos aqui propostos, tendo por fim, o objetivo de facilitar a interação entre os profissionais da área de ensino de Biologia.

Nenhum comentário: